quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CONCLUSÃO

Quando se dirige ao cartório em que tramita (anda) o processo é comum ouvir do cartorário que o processo está concluso ou em conclusão. Isso quer dizer que o processo está em poder do Juiz, ou seja, na sala do Juiz para que o mesmo exare (escreva) alguma determinação ou tome conhecimento de algum ato praticado por qualquer das partes e até dos serventuários do cartório.
Assim, dizer que o processo foi a conclusão, nada mais é do que dizer que o processo foi até as mãos do Juiz.
O ato da conclusão é um dos atos do trinômio (que tem três partes) processual, vale dizer, vista para o autor, vista para o réu e conclusão (vista para o Juiz).
Quando se pratica determinado ato processual seja por parte do cartório, oficial de justiça, informação de órgãos públicos externos ou quando qualquer das partes junta algum documento ou presta alguma informação no processo, imediatamente o cartório remete o processo ao Juiz (conclusão) para que o mesmo efetue algum despacho pertinente ao fato ocorrido.
O processo vai em conclusão para que o Juiz tome conhecimento de um ato processual e determine o impulso processual a ser seguido posteriormente ao ato do qual ele tomou conhecimento.

4 comentários:

  1. oi,estou aguardando antecipaçaõ de tutela,foi distribuido no dia 19/02/10,hoje dia 25/10/10 fui ao forim e peguei a guia q ja diz a data da audiencia de conciliaçao,dia30/11/10,tudo certinho,mas minha duvida é; ela me dara a antecipaçao de tutela ou nao?,na guia diz q o processo esta em conclusao ao juiz.me oriente por favor.

    ResponderExcluir
  2. oi meu amigo esta preso so esta agardando a conlusao sa juiza oque siguinifica aecd pode manda a resposta pra mim ainda hoje morena_biri@hotmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. no meu processo diz:processado retorno da conclusão.oque significa?

    ResponderExcluir
  4. a concluso para despacho- titu o q significa

    ResponderExcluir